quarta-feira, 26 de agosto de 2009

São Gonçalo dentro da história do Brasil

mapa da Capitania de São Vicente

A história de São Gonçalo está nitidamente ligada a história do Brasil. Desde 1502 com a descoberta da Baía de Guanabara pelos porugueses e em 1504 pelos franceses, os navegantes vinham a procura de riquezas.
O território fluminense desde 1511 era frequentado pelas Expedições Predatórias. A partir de 1530, os portugueses passam a dominar o território fluminense, fazendo parte desde a área correspondente a São Gonçalo situado na Banda do Além a margem do lado oriental da Baía de Guanabara.
São Gonçalo fez parte da capitania de São Vicente que abrangia o Sul da costa do Rio de Janeiro e o Norte do litoral de São Paulo, e era povoado pelos índios Tamoios.
Devido a grande extensão de terra, São Vicente foi dividida em duas partes ficando Brás Cubas ( um dos auxiliares de Martim Afonso ) com a parte correspondente a Piratininga, e o padre Gonçalo Monteiro com a parte correspondente a Vila de São Vicente.
Com o alto custo da mão-de-obra as capitanias começaram pouco a pouco a fracassar, pois o capital que os donatários dispunham para investir nas lavouras e nos engenhos tinha que ser desviado para a importação de escravos vindos da África.
Com tantas dificuldades os donatários, com a autorização do governo português, dividiram suas terras em lotes de sesmarias.
Com a junção de todas as capitanias do território fluminense em 1619, é criada a capitania do Rio de Janeiro da qual São Gonçalo passa a fazer parte.
fonte: livro O Município de São Gonçalo e sua História

2 comentários:

Tafulhar disse...

Oi Larissa,

Amei sua iniciativa de inserir num blog um pouco da história de nossa cidade. Parabéns!

Anônimo disse...

Wilson,o Cabral voltou,acaba de chegar de Portugal,agora ele esta querendo acabar com as nossa maloca e museu,mais o Arariboia me falou que nao vai deixar ele fazer isto,pois ele esta de olho o tempo inteiro.Por favor fala com a Tia Dilma que Cabral esta ficando maluco,e esta espuzando os indios daqui